Puja

 Segundo Monier Williams, no Sanskrit Dictionary, puja pode significar: honra, devoção, respeito , reverência , veneração , homenagem para superior.

       O exemplo clássico de puja é do aluno levando uma maçã ao professor, também podemos citar a reverência inclinando-se o tronco à frente para saudar o mestre.

 

            Formas de Puja

Báhya puja, forma externa, realizada com oferendas materiais, por exemplo dar uma fruta ao professor.

Manasika puja, forma interna, realizada por meio de mentalização e atitude interior, como visualizar sua mãe feliz.

Podemos dividir o báhya puja em diversos grupos de objetos materiais que são utilizados: frutas, flores, tecidos, incenso e dinheiro. Hoje diversos alunos o fazem com: apoio na divulgação da Escola, enfeites, CDs, e por que não uma caixa de doces!  O que importa é o senti­mento, a intenção e a intensidade com os quais o puja esteja sendo feito.

Na prática diária de Prakriti deve-se realizar o manasika puja, com profunda concentração e fazendo com que o sentimento de amor desabroche no coração, visualize fachos de luz, raios ou jatos de luz partindo do seu coração que vão em direção ao Mestre, envolvendo-o e impregnando-o com a energia de carinho, amor, leal­dade e apoio daquele que transmite o puja.

O mais importante é que o sentimento agregado a visualização seja verdadeiro, honesto e intenso. Isso fará com que você seja beneficiado pelo fato do amor gerado no seu coração vitalizar seu corpo, pois  quem ama não adoece.

Ao desejar saúde física e vitalidade, faça-o com luz alaranjada, se for saúde generalizada com redução de stress, verde claro; se for paz e serenidade, luz azul celeste; se for afeto, rosa; se for para auxiliar uma superação kármica e evolução, violeta, se for para conhecimento,  visualizada com a coloração amarelo-ouro, diáfana e brilhante.

Nossas mentalizações precisam também de ações efetivas para que se concretizem, e possam passar do mental para o físico. Pois de nada adianta realizar bhavana puja desejando que a Escola se torne próspera, que seja cada vez mais agradável e ao ver um problema apenas reclame ou pior nem reclame. Lembre-se que puja caminha junto com karma ação.

 

O manasika puja na prática regular pode ser dividido em três partes:

1) bhavana puja -

ao local que acolhe os praticantes e que fica impregnado de forças positivas; e seus amigos presentes em aula;

2) guru puja -

ao instrutor que ministra a prática em curso;

3) satguru puja -

ao Mestre do instrutor que ministra a prática;

 

Efeitos do Puja

Quando realizamos um bom puja antes da aula e conseguimos fazer a conexão com o professor que está ministrando a aula, observamos e sentimos como se a aula estivesse sendo elaborada especialmente para nós. Isso faz parte da sintonização com o Yoga e com a natureza, com Prakriti.

 

Para Quem se Faz Puja

Quando entre pessoas, o puja faz-se somente em sentido ascendente, ou seja, do inferior ao superior hierárquico. Assim, um filho pode fazer puja ao seu pai ou mãe, e o discípulo ao Mestre, mas o contrário não.

O puja é como se fosse o agradecimento prévio pelo que ainda vai ser feito. É um “muito obri­gado” dito pelo aluno antes da aula, assim que chega para a classe.

 

yoga, yoga sao caetano, yoga sao caetano do sul, yoga santo andre, yoga rudge ramos, formação yoga, yoga sao bernardo, yoga sao bernardo do campo, yoga abc,prakriti, prakriti yoga, meditacao, asana, respiracao, yoganidra, mudra, puja, mantra, hasya, shiva, shakti, alegria, dhyana, samadhi, kriya, qualidade de vida, condicionamento físico, pilates, prana, pranayama, tantra, sexo, sexo tantrico, maithuna, samkhya, kundalini, kundalini yoga, hatha yoga, hatha, natureza,  

puja.doc puja.doc
Tamanho : 36 Kb
Tipo : doc