Dicas para uma vida saudável

 

Tome um copo de água energizadalogo após acordar.

Pegue um copo com água em temperatura ambiente e coloque-o entre as mãos, concentre-se no seu coração e sinta a alegria crescendo nele, projete esta alegria para a água. Concentre-se na água e projete para ela saúde, bem-estar e o que mais você desejar. Beba sentindo que está assimilando tudo que você acabou de projetar para ela.

Sempre coma no café da manhã.

É muito importante comer pela manhã, um bom desjejum tornará seu dia bem melhor, inclua iogurte, castanhas (do Pará, de caju, nozes, amêndoas, macadâmias, pistache etc...), frutas, mingau de aveia, quebre o paradigma você pode comer arroz, feijão, salada, folhas, enfim qualquer coisa pela manhã. Aqui é importante falar sobre a ingestão de ovos. Eles devem ser comidos sempre cozidos, fritos, assado, pouche..... não coma ovo cru ele pode ter salmonela. Outro ponto importante é: opte pela gema mole ou não muito cozida, assim evita-se a desnaturação das proteínas. Quando comer ovos não coma frutas doces junto, diminuindo assim a fermentação do mesmo.

Coma alguma coisa no meio da manhã.

Um lanchinho no meio da manhã fará com que você não fique tão faminto no almoço.

Tome água meia hora antes de almoçar.

Ela ajudará a manter a hidratação adequada.

Coma moderadamente no almoço.

Se você fez um bom café da manhã não estará morrendo de fome no almoço então coma o mais variado possível, mas evite ficar com a sensação de cheio. Quando nos sentimos cheios quer dizer que passamos da conta. Não sobrará espaço para a digestão. Nesse caso nós sentiremos sono, cansados e lentos após o almoço. Estamos com uma sobrecarga no sistema e ele terá que usar todas as suas forças para fazer a digestão e não sobrará nada para suas tarefas.

Sobremesa não.

Se quiser comer doce ou chocolate, espere uma hora após o almoço. O doce após a refeição reduz a absorção dos nutrientes, podendo ao longo do tempo nos levar à estados de desnutrição, com carência de vitaminas, de ferro e cálcio principalmente.

Café após o almoço não.

Ele rouba o ferro do alimento.

Quer uma sobremesa?

Chupe uma laranja. Sim chupar a laranja não é tomar um suco.

Faça um lanchinho no meio da tarde.

Uma fruta, um iogurte, castanhas, uma salada são excelentes opções.

Jante extremamente leve.

Menos da metade do almoço.

Antes de dormir.

Não coma nada 3 ou 4 horas antes de dormir. Principalmente doces, até mesmo frutas muito doces devem ser evitadas nesse período.

Não beba nada 2 horas antes de dormir.

O sono é muito importante não queremos atrapalhá-lo tendo que ir ao banheiro no meio da noite.

Tome água em abundância.

Sem exageros, durante todo o dia, freqüência é mais importante que quantidade. Certa vez uma pessoa me disse -“Ah eu tomo dois litros de água por dia” , então perguntei –“Como você faz?” e para minha surpresa ela me disse que enchia uma PET toda manhã e que tomava ela toda de uma vez.

 

Beba água mineral.

Ela possui a energia melhor que a água filtrada, procure marcas com ph acima de 7,50. Água com ph abaixo de 7,0 é uma água ácida e normalmente é pobre de minerais. Por ser ácida irá atrapalhar o equilíbrio ácido-base do seu corpo e a falta de minerais dificultará a sua absorção pelo corpo e além disso perderemos os nossos minerais pela urina.

Se você puder use água mineral para tudo: cozinhar, para fazer chá, café.

Mesmo para cozinhar é melhor usar água mineral.

E por falar em café!

Qual o problema de tomar café? Nenhum. Caso você tome um pouco por dia sem adoçante ou açúcar.

Reduza o sal, sinta gosto

Volte a sentir o verdadeiro gosto das coisas. O paladar é importantíssimo para selecionar o que é necessário ou não para que nosso organismo funcione em harmonia. Por esse motivo o gosto deve ser muito bem percebido e o alimento bem saboreado até o último pedaço.  É mais inteligente mastigar mais e comer menos do que comer mais e mastigar menos. A redução do sal ajuda muito no aumento da flexibilidade.

A primeira garfada

Devemos prestar muita atenção na primeira garfada, a primeira porção de comida deve ser exremamente saboreada, deixe as papilas gustativas sentirem o gosto do que você irá comer. Quando sentimos o cheiro, quando olhamos a comida e sentimos essa primeira garfada estamos mostrando para o corpo o que será ingerido e consequentemente ele pode se preparar adequadamente para o processo de digestão. Ele poderá produzir e liberar as substancias corretas e na medida certa para a digestão dos alimentos.

Se você pula essas etapas e come muito rápido o corpo passará por um momento de stress pois será pego de surpresa com um monte de trabalho para ser feito sem ter se preparado para isso, isso fará com que ele tenha que trabalhar muito rápido e sem a devida medida e provavelmente irá produzir e liberar mais substancias do que o nescessário.

Reduza os líquidos durante as refeições.

Um pouco de água é bem-vinda, agora nunca beba refrigerante ou suco.

Equilíbrio

Coma sem preocupações, tensões ou brigas.

Grãos crus não.

Nosso organismo ainda não está adaptado totalmente para comer grãos crus. A introdução deste ocorreu muito recentemente em termos históricos. Fora o homem quais animais comem cereais? Somente as aves. Os grãos devem ser germinados ou cozidos ou hidratados antes de serem ingeridos. Preferencialmente hidrate os grãos antes de cozinha-los, você usará menos    

Nem muito quente, nem muito frio.

Os extremos são estressantes para o organismo.

Elimine panelas de alumínio.

Elas eliminam partículas nos alimentos e ao serem ingeridas ficam depositadas no nosso corpo, intoxicando-o podendo gerar depressão.

Mantenha a coluna ereta.

Ao comer e ao longo do dia mantendo a coluna ereta você alinha todo tubo digestivo. Isso evita compressões em determinadas áreas dificultando o fluxo intestinal.

Variar ao máximo os alimentos.

Dessa forma aumentamos a gama de nutrientes ingeridos.

Adote:

Gengibre, páprica, louro, cravo, canela, orégano, cominho, tomilho, açafrão, salsinha, cebolinha, hortelã, mostarda, feno-grego, erva-doce, coentro, curry, noz moscada, cardamomo, manjerona, manjericão, salsa, alho, cebola, pimenta, etc...

Aprecie o alimento ao ser ingerido.

Mentalize antes e ao comer que o alimento está lhe trazendo mais saúde, está beneficiando o funcionamento dele e sinta-se feliz ao comer aquele alimento.

Coma devagar.

Iniciando a função digestiva, a mastigação transforma os sólidos em líquidos, durante a mastigação produzimos a saliva. A saliva é a primeira substância que nosso corpo produz no processo de digestão. Ela contém uma enzima responsável por exemplo pela digestão do amido, nutriente presente em diversos alimentos,  principalmente no arroz, batata, milho, feijões e cereais diversos.

Jejum de um dia por semana.

Comece fazendo um dia só com frutas. Quando se sentir confortável assim passe para um dia só com água. No qual durante o dia todo você só irá tomar água. Depois passe para o dia seco, um dia sem ingerir nada, nem mesmo água.

Não misture frutas ácidas com frutas doces na mesma refeição.

Elas podem fermentar e gerar muitos gases.

Que alimentos seu corpo precisa

Seu corpo vai sempre falar com você, escute. Pode parecer um contrasenso mas se derepente ele te pedir uma junk food coma sem culpa. O importante é ter o equilíbrio e muitas vezes ele está querendo te mostrar alguma coisa, então se ele te pedir alguma coisa não tão saudável preste ainda mais atenção no que seu corpo está querendo falar para você.

Totalmente proibidos, piores que veneno:

Gordura vegetal hidrogenada(margarina), adoçantes, refrigerante diet, bolachas, biscoitos, sorvetes de massa(feitos com gordura vegetal hidrogenada), embutidos, açucar em excesso, 

Dicas de Alimentação

Tome um copo de água energizada logo após acordar.

Pegue um copo com água em temperatura ambiente e coloque-o entre as mãos, concentre-se no seu coração e sinta a alegria crescendo nele, projete esta alegria para a água. Concentre-se na água e projete para ela saúde, bem-estar e o que mais você desejar. Beba sentindo que está assimilando tudo que você acabou de projetar para ela.

Sempre coma no café da manhã.

É muito importante comer pela manhã, um bom desjejum tornará seu dia bem melhor, inclua iogurte, castanhas (do Pará, de caju, nozes, amêndoas, macadâmias, pistache etc...), frutas.

Coma uma fruta no meio da manhã.

Um lanchinho no meio da manhã fará com que você não fique tão faminto no almoço.

Tome água meia hora antes de almoçar.

Ela ajudará a manter a hidratação adequada.

Coma moderadamente no almoço.

Coma o mais variado possível, mas evite ficar com a sensação de cheio. Quando nos sentimos cheios quer dizer que passamos da conta. Não sobrará espaço para a digestão. Nesse caso nós sentiremos sono, cansados e lentos após o almoço. Estamos com uma sobrecarga no sistema.

Sobremesa não.

Se quiser comer doce ou chocolate, espere uma hora após o almoço. O doce após a refeição reduz a absorção dos nutrientes, fazendo que fiquemos desnutridos, com carência de vitaminas, de ferro e cálcio principalmente.

Café após o almoço não.

Ele rouba o ferro do alimento.

Quer uma sobremesa?

Chupe uma laranja.

Faça um lanchinho no meio da tarde.

Uma fruta, um iogurte, um suco, uma salada são excelentes opções.

Jante extremamente leve.

Menos da metade do almoço.

Antes de dormir.

Não coma nada 3 ou 4 horas antes de dormir. Principalmente doces, até mesmo frutas muito doces.

Não beba nada 2 horas antes de dormir.

O sono é muito importante não queremos atrapalhá-lo tendo que ir ao banheiro no meio da noite.

Tome água em abundância.

Sem exageros, durante todo o dia, freqüência é mais importante que quantidade. Certa uma pessoa me disse -“Ah eu tomo dois litros de agua por dia” , então perguntei –“Como você faz?” e para minha surpresa ela me disse que enchia uma PET toda manhã e que tomava ela toda de uma vez.

Beba água mineral.

Ela possui a energia melhor que a água filtrada.

Use água mineral para tudo cozinhar, para fazer chá, café.

Mesmo para cozinhar é melhor usar água mineral.

E por falar em café!

Qual o problema de tomar café? Nenhum. Caso você tome um pouco por dia sem adoçante ou açúcar.

Reduza o sal.

Volte a sentir o verdadeiro gosto das coisas. Falando em paladar, sentido pelo qual tomamos consciência do que ingerimos e que está intimamente ligado ao instinto de sobrevivência. O paladar é importantíssimo para selecionar o que é necessário ou não para que nosso organismo funcione em harmonia. Por esse motivo o gosto deve ser muito bem percebido e o alimento bem saboreado até o último pedaço.  É mais inteligente mastigar mais e comer menos do que comer mais e mastigar menos. A redução do sal ajuda muito no aumento da flexibilidade.

Reduza os líquidos durante as refeições.

Um pouco de água é bem-vinda, agora nunca beba refrigerante ou suco com adoçante.

Equilíbrio

Coma sem preocupações, tensões ou brigas.

Grãos apenas cozidos.

Nosso organismo ainda não está adaptado totalmente para comer grãos crus. A introdução deste ocorreu muito recentemente em termos históricos. Fora o homem quais animais comem cereais? As aves. 

Nem muito quente, nem muito frio.

Os extremos são estressantes para o organismo.

Elimine panelas de alumínio.

Elas eliminam partículas nos alimentos e ao serem ingeridas ficam depositadas no nosso corpo, intoxicando-o podendo gerar depressão.

Mantenha a coluna ereta.

Ao comer e ao longo do dia mantendo a coluna ereta você alinha todo tubo digestivo. Isso evita compressões em determinadas áreas dificultando o fluxo intestinal.

Variar ao máximo os alimentos.

Dessa forma aumentamos a gama de nutrientes ingeridos.

Adote:

Gengibre, páprica, louro, cravo, canela, orégano, cominho, tomilho, açafrão, salsinha, cebolinha, hortelã, mostarda, feno-grego, erva-doce, coentro, curry, noz moscada, cardamomo, manjerona, manjericão, salsa, alho, cebola, pimenta, etc...

Aprecie o alimento ao ser ingerido.

Mentalize antes e ao comer que o alimento está lhe trazendo mais saúde, está beneficiando o funcionamento dele e sinta-se feliz ao comer aquele alimento.

Coma devagar.

Iniciando a função digestiva, a mastigação transforma os sólidos em líquidos, durante a mastigação produzimos a saliva, que contém uma enzima responsável pela digestão dos alimentos, principalmente arroz, batata, feijões e cereais diversos.

Jejum de um dia por semana.

Comece fazendo um dia só de frutas depois de um ano assim passe para o jejum. No qual durante o dia todo você só irá tomar água.

Não misture frutas ácidas com frutas doces na mesma refeição.

Elas podem fermentar e gerar muitos gases.

Totalmente proibidos, piores que veneno:

Gordura vegetal hidrogenada(margarina), adoçantes, refrigerante diet, bolachas, biscoitos, sorvetes de massa(feitos com gordura vegetal hidrogenada), embutidos, batata frita, salgadinhos de batata.