Hum Som semente do fogo interior é usado para acordar a kundalini. Tem o poder de destruir energias negativas e criar vitalidade. Este mantra governa a terra e a esfera material no geral.  

Hsraim Este som semente faz a kundalini se mover. Resoa no muladhara chakra. A personificação deste bija é Bhairavi., aquela que superou o medo de morrer.  

Strim Som semente que nos guia pelo nosso caminho criativo como uma estrela. Carrega o poder de estabilizar, parar. Resoa no umbigo. A personificação deste bija é Tara.  

Krim Som semente feminino ligado ao processo de destruição e criação. Potencializa a transformação, auxilia na resolução de problemas. Faz despertar diversos poderes siddhis no processo de elevar a kundalini da base até o alto. Este poderoso mantra produz um acúmulo de poder e energia na base da coluna e na região genital, dessa forma facilita a subida da kundalini.

Krim é o vajra de energia elétrica que destrói a ignorância e trás a iluminação. Ele é o mantra do yoga pois nos dá muita força para dharana, dhyana e samadhi. Krim governa toda manifestação de tempo, de espaço e ação ele é Kriya Shakti o poder da ação. Através dele adquirimos o controle de nossos karmas, para transcender indo além dos nossos karmas. Resoa no anahata chakra. A personificação deste bija é Kali a eterna noite.  

Hrim É o primeiro mantra dos três principais poderes criação, conservação e transformação. É um mantra solar relacionado ao chakra Hridaya e nos torna mais cativante.  Hrim governa a energia para se ver além da ilusão da realidade cotidiana(maya). A repetição deste mantra semente feita com bhava e intensidade fará com que se obtenha clareza com respeito à realidade deste universo. Liberta-nos de todas as ilusões e promove transformação interna. Iccha Shakti o poder do amor. Abre o nosso coração e nos torna mais receptivos a luz. A personificação deste bija é Bhuvaneshwari.  

Klim Este som semente está ligado à força de atração. Klim possue energia magnética e atrai as coisas para nós. Costumamos usá-lo em combinação com outros mantras para atrair uma resolução.  

Shrim Som semente feminino corresponde à energia da abundância em todas as suas formas. Abundância de beleza, de fartura, de generosidade e da riqueza e da fortuna. Está ligado à boa sorte. Saúde, paz interior, riqueza material, amizade, amor dos filhos e familiares: o mantra Shrim é um meio poderoso de conquistar qualquer uma dessas formas de riqueza ou sucesso nos negócios ou na profissão. Mantra de energia lunar e governa a mente. A repetição do mantra Shrim dá a você a capacidade para atrair e conservar a abundância. A personificação desse bija é Lakshimi  

Aim Som semente feminino ligado a música, as artes e a aprendizagem está ligado também a origem da linguagem e a eloquência. Aim é também o mantra do guru e carrega a energia do som. Um princípio feminino que desperta o desenvolvimento e a manifestação do conhecimento e o aperfeiçoamento do intelecto e da criatividade. A repetição do mantra Aim é útil para se obter boa educação, melhorando sua assimilação do conhecimento, desenvolver a memória e a inteligência, talento musical. A personificação desse som é Saraswati.    

Om Som mãe de todos os sons. É o som que a kundalini produz, é o matrika mantra, é o som de expansão do universo, é o mais importante de todos os mantras, normalmente os mantras começam com ele e em muitos casos terminam com ele.  O Om limpa a mente para a meditação é o mais poderoso mantra para conduzir a meditação. Ele ascende e expande nossa energia. Representa a energia Shakti e é criação, conservação e transformação.  

Dum Som semente feminino que nos trás coragem e capacidade para depreender, aprender ou interpretar algo através de indicações simples. A repetição do mantra Dum é ótima para aumentar nossa sagacidade e perspicácia, também aumenta nossa força e poder. A personificação desse bija é Durga.  

Gam Este é um som semente masculino sua personificação é Ganapathi ou Ganesha, aquele que remove os  obstáculos e traz sucesso aos empreendimentos.   Kshraum Este som semente masculino é de Narasimha, uma das manifestações de Vishnu. Narasimha é usado para nos livrar das situações negativas mais refratárias. Este som libera suas energias reprimidas. Ao meditar sobre Kshraum, visualize o poder oculto tornando-se acessível a você.   

Hlrim Este som semente carrega o poder de parar. Hlrim combina ha, la e ra respectivamente o som do espaço(etérico), da terra e do fogo. É o som do ananda(bem-aventurança). Ele também faz com que não sejamos afetados por palavras negativas direcionadas à nós, dessa forma pode ser considerado um mantra de proteção. Nesse contexto outra forma ainda mais poderosa desse mantra é  a capacidade de nós não falarmos coisas que nos agridam ou agridam outras pessoas. A personificação deste bija é Bagalamukhi.  

Dhum Este é o som semente que é a avó dos mantras. Remove nossa imaturidade e deixando-nos livres de desejos. Este som está associado a escuridão e a obscuridão da criação, também relaciona-se ao yoganidra o sono do yogui no qual é conduzido ao estado de consciência pré criação. Muitas vezes pode nos levar a um estado de frustração, desapontamento, perda, sofrimento, mas isso serve para nós entendermos até onde queremos levar nossa consciência, deixa-la no sofrimento ou transcender o desejo. Ao transcender entendemos o perdão. A personificação deste bija é Dhumawati.